segunda-feira, 24 de março de 2014

O que me trouxe até aqui ( da arte à maquiagem)

Olhando minha pintura do Charlie Chaplin aos 18 anos e na aula de auto maquiagem do curso, aos 24

Eu sempre gostei de arte, quem me conhece sabe muito bem. Sempre gostei de transmitir a minha imaginação (bastante fértil, diga-se de passagem) para o papel, fosse escrevendo ou desenhando, ou pintando. Por isso, achava que ia me tornar artista plástica, ter vários trabalhos meus expostos em galerias e ia ter um atelier onde passaria horas e horas pintando, desenhando e esculpindo.
A maquiagem? Também gostava muito, mas era mais aquela curiosidade de menina, passando batom, calçando os sapatos da mãe, vestindo suas roupas e brincando de ser gente grande. Na adolescência, também não deixou de ser experimentação, vendo o que ficava bem em mim ou não. Não que eu não seja vaidosa, sou sim, mas eu não me importava de chegar em casa com a minha calça suja de giz pastel ao voltar do curso de artes, ou de sujar minha blusa de tinta, ou de manchar meus dedos com o grafite do lápis. Eu tinha em mente que era assim que eu gostaria viver, era disso que eu iria viver.
O que despertou o meu interesse pela maquiagem foi uma matéria do curso de figurino e indumentária do Senai Cetiqt, caracterização de personagem. A primeira aula foi de auto maquiagem, muito legal, mas ainda era só maquiagem para mim. Então teve a segunda aula, na qual a professora (Dani, saudades^^!!!) nos pediu para fazer um estudo da composição do personagem através de fotos. Era assim: A gente pegava a foto de uma pessoa com o rosto limpo (sem make e cabelo preso) e uma foto de um personagem que a gente quisesse, que seria a referência para a transformação da primeira foto. Aí a gente usava a própria maquiagem e também lápis de cor para pintar em cima da foto do modelo de cara limpa para ver como ficaria a caracterização antes de realizá-la em uma atriz (ou ator) ou modelo. Era quase um face chart (um assunto para outra postagem), só que com fotos. Depois começamos a pintar umas as outras e foi aquela diversão.
Estudo: Nefertiti

Eu amei o resultado do primeiro trabalho e comecei a enxergar a maquiagem como uma forma de arte. Foi aí que eu vi que o rosto de uma pessoa era como uma tela e trabalhando com cores, luz e sombra, eu tinha várias possibilidades de criação, assim como no desenho e na pintura. E possibilidade é algo que a gente tem que aproveitar não é? 
E foi assim que eu comecei a pensar que poderia trabalhar nessa área, pois descobri que maquiadores também são artistas!
P.S.:Eu não cursei figurino até o final, mas essa é uma das coisas que eu levei de lá e carrego comigo até hoje, além de algumas amizades para a vida toda!

6 comentários:

  1. Estou apaixonada pelo seu blog, estou adorando ver que gosta de todo tipo de arte. Essa mistura faz muito bem! Blog de conteúdo bom! Apaixonada! Grande Beijo.

    http://meigamentesexy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Seu blog é lindíssimo, amei tudo e já curti no facebook, só não estou seguindo no google ainda porque está dando erro, mas assim que voltar ao normal estarei seguindo^^!!!

      Excluir
    3. Muito obrigada Bruna, fico muito feliz de saber que você está gostando! Meu blog está bem no comecinho e me alegra imensamente saber que gostam do meu conteúdo, espero que o blog cresça muito mais tendo mai leitoras como você! Bjoo^^!!!

      Excluir
  2. Acho muito legal quem sabe desenhar, eu sempre quis aprender mas não levo o menor jeito, haha. Que bom que você descobriu uma nova paixão em uma antiga, muito legal isso. Eu não sou muito vaidosa ou ligada a moda, nada disso. Maquiagem pra mim só o pó compacto, um brilho labial clarinho e lápis de olho e já está ótimo, haha.
    Um beijo grande e sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Cecília, desejo igualmente muito sucesso para o seu blog, acabei de ler várias postagens suas e amei todas, bjoo^^!!!

      Excluir